
A Polícia Civil do Amapá, cumpriu 7 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão nos bairros Muca e Buritizal, na zona sul de Macapá. Também foram executadas medidas de sequestro de cinco veículos e bloqueio judicial de 92 contas bancárias associadas aos investigados, além da apreensão de documentos e celulares.
De acordo com o Delegado Ismael Nascimento, titular da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e coordenador da operação, o grupo criminoso investigado conta com uma rede de ao menos 30 pessoas organizadas em núcleos de consumo, logística do tráfico de drogas e comércio ilegal de armas.
“O grupo estruturou uma cadeia criminosa com funções bem definidas para captação de recursos, aquisição e distribuição de drogas, além da ocultação e lavagem de capitais. Identificamos movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos envolvidos, ultrapassando R$ 1,6 milhão”, afirmou o Delegado Ismael.
As investigações revelaram ainda que parte das contas utilizadas para movimentar os valores estavam em nome de terceiros, com transferências fracionadas e uso de empresas de fachada, caracterizando uma estratégia de lavagem de dinheiro.